Submissões

Submissões online

Já possui um Login/Senha de acesso à Sistema de eventos da Sociedade Brasileira de Educação Matemática?
Acesso

Não possui Login/Senha?
Inscrições

A inscrição, criando seu login e senha, é obrigatória para submissão de documentos online e acompanhar a situação de submissões.

 

Diretrizes para Autores

Atenção: Devido à atual situação de Pandemia, o início das inscrições e submissões foi suspenso.


As submissões são realizadas segundo 5 eixos e 5 modalidades de apresentação.

EIXOS TEMÁTICOS

Eixo 1 – Práticas de Ensino da Matemática

Ementa: abrange as práticas de ensino da matemática nos diferentes níveis e modalidades de ensino. Contempla todos os campos da matemática (números e operações, geometria, grandezas e suas medidas, estatística e probabilidade, álgebra), abordagens teóricas e temas como avaliação, currículo, interdisciplinaridade, identidade docente, resolução de problemas, modelagem, didática da matemática...

Eixo 2 – Educação Matemática e suas interfaces com diferentes áreas de conhecimento

Ementa: abrange a Educação Matemática e suas interfaces com áreas de conhecimento como Educação, Pedagogia, Filosofia, Sociologia, Psicologia, Psicologia Cognitiva, Agroecologia, História, Linguística e Antropologia...

Eixo 3: Educação Matemática e diversidade sociocultural

Ementa: abrange os processos de ensino e aprendizagem e a formação de professores em diferentes contextos socioculturais, espaços formais e não formais, níveis e modalidades de ensino e campos da matemática (números e operações, geometria, grandezas e suas medidas, estatística e probabilidade, álgebra). Contempla domínios, abordagens teóricas e temas como Educação do Campo, Educação Indígena, Educação Quilombola, Educação Inclusiva, Direitos Humanos, Justiça Social, Etnomatemática e Educação Matemática Crítica...

Eixo 4: Tecnologias digitais da informação e da comunicação, cibercultura e ensino a distância e suas relações com a Educação Matemática

Ementa: abrange as relações entre as tecnologias digitais da informação e da comunicação (TDIC), a cibercultura e o ensino a distância com o ensino e a aprendizagem da Matemática. Contempla a produção, utilização e avaliação de recursos didáticos e os processos formativos em diferentes níveis e modalidades de ensino e campos da matemática (números e operações, geometria, grandezas e suas medidas, estatística e probabilidade, álgebra).

Eixo 5 - Formação de Professores

Ementa: abrange a formação inicial e continuada de professores de Matemática nos diferentes níveis e modalidades de ensino. Contempla os diversos campos da matemática (números e operações, geometria, grandezas e suas medidas, estatística e probabilidade, álgebra) e temas como identidade e profissionalização docente, saberes, conhecimentos, concepções, desenvolvimento profissional, questões curriculares, estágio supervisionado, PIBID, residência pedagógica...

 

Para iniciar a submissão do trabalho no sistema, você deve se logar com seu e-mail e senha que cadastrou no formulário de pré-inscrição. Não serão aceitos trabalhos enviados por outros meios.

Os trabalhos poderão ser submetidos nas seguintes modalidades:

  • Comunicação Científica (CC)
  • Relatos de Experiência (RE)
  • Pôster (PO)
  • Oficina (OF)
  • Recursos Didáticos (RD)

Cada participante pode submeter até 4 trabalhos, independente da modalidade, podendo ser primeiro autor em apenas 2 trabalhos.

Cada trabalho poderá ter até 5 autores (o template com apenas dois autores é apenas um exemplo).

No momento da submissão dos trabalhos, todos os autores devem estar inscritos e com pagamento efetivado no VIII EPEM.

Os textos devem ser enviados para avaliação em versão cega. Após aprovado, os autores deverão enviar a versão identificada.

A versão cega será avaliada por, no mínimo, dois pareceristas ad hoc, com base nas normas previstas para cada modalidade de trabalho, que atribuirão a menção aprovado, aprovado com exigência ou reprovado. Para os trabalhos aprovados com exigência será previsto um prazo de 10 dias para a submissão da nova versão. Não caberá recursos aos resultados da avaliação.

Serão sumariamente eliminados do processo de avaliação os textos que não seguirem as normas do evento e nos casos de plágios identificados. Todas as referências, imagens e fontes utilizadas são de total responsabilidade dos autores e devem ser, imperativamente, explicitadas no texto submetido à avaliação.

 

DATAS IMPORTANTES

Data

Atividade

A definir

Anúncio e chamada de trabalhos

A definir

Início das inscrições no VIII EPEM e da submissão de trabalhos

A definir

Último dia para submissão de trabalhos

A definir

Divulgação do resultado da avaliação dos trabalhos

A definir

Início das inscrições em oficinas

A definir

 

Realização do VIII EPEM

TEMPLATE

Clique aqui para ter acesso ao template que deverá ser utilizado na elaboração dos trabalhos em todas as modalidades.

Todas as informações contidas no template devem ser adotadas.

 

COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA (CC)

Uma Comunicação Cientifica deve apresentar pesquisas científicas concluídas ou em desenvolvimento com resultados parciais. As propostas precisam conter: objeto, questão e objetivos da pesquisa, referenciais teóricos, procedimentos metodológicos, discussão e análise de resultados obtidos e contribuições para a Educação Matemática.

O texto deve ter de 10 a 12 páginas em versão cega deve ser submetida em documento Word (formato doc, docx ou rtf), nomeadas e formatadas de acordo com as instruções contidas no template.

RELATO DE EXPERIÊNCIA (RE)

Os relatos de experiências devem versar sobre experiências vivenciadas no ensino de Matemática nos diferentes níveis e modalidades de ensino, bem como no desenvolvimento de projetos de extensão voltados para o ensino nesta área. As propostas precisam conter; justificativa, objetivos, conteúdos e/ou temas trabalhados, descrição detalhada das atividades realizadas, resultados obtidos e as contribuições para a Educação Matemática.

O texto deve ter de 7 a 10 páginas, em versão cega deve ser submetida em documento Word (formato doc, docx ou rtf), nomeadas e formatadas de acordo com as instruções contidas no template.

PÔSTER (PO)

Um pôster deve apresentar resultados de pesquisas científicas concluídas ou em desenvolvimento (mesmo que ainda não tenha resultados) e relatos de experiências vivenciadas, ou em andamento, no ensino de Matemática nos diferentes níveis e modalidades de ensino. As propostas que versam sobre pesquisas precisam conter: justificativa, objetivos, procedimentos metodológicos, resultados (se houver) e contribuições para a Educação Matemática. As propostas que versam sobre relatos de experiencias precisam conter: objetivo, conteúdos e/ou temas trabalhados, descrição detalhada do desenvolvimento das atividades realizadas ou em andamento, resultados obtidos (se houver) e as contribuições para a Educação Matemática.

O texto deve ter de 5 a 7 páginas, em versão cega deve ser submetida em documento Word (formato doc, docx ou rtf), nomeadas e formatadas de acordo com as instruções contidas no template.

OFICINAS (OF)

As oficinas devem versar sobre práticas pedagógicas e docentes que visem a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem da Matemática. As propostas precisam conter: objetivos, metodologia de ensino, descrição de atividades ou recursos didáticos trabalhados, níveis e modalidades de ensino contemplados, público alvo e explicitar claramente as contribuições para a Educação Matemática.

O número de participantes por oficina será de, no máximo, 30 pessoas. A necessidade de os participantes utilizar computadores ou telefones celulares deve ser informada no ato da submissão para que os interessados pela oficina sejam informados que deverão utilizar seus próprios aparelhos.

O texto da oficina deve ter de 5 a 7 páginas, em versão cega deve ser submetida em documento Word (formato doc, docx ou rtf), nomeadas e formatadas de acordo com as instruções contidas no template.

RECURSOS DIDÁTICOS (RD)

As propostas de recursos didáticos devem versar sobre a elaboração ou criação de jogos vídeos, softwares, materiais concretos manipulativos ou outros recursos que possibilitem o ensino e a aprendizagem dos conteúdos matemáticos trabalhados no ensino básico ou superior nos seus diferentes níveis e modalidade. O objetivo dessa modalidade de trabalho é compartilhar recursos didáticos desenvolvidos pelo(s) autor(es), conjuntamente com ideias e experiências com ele em aulas de Matemática e estreitar o diálogo entre escolas, instituições formadoras, programas de pós-graduação, grupos de pesquisa e desenvolvedores de materiais didáticos. As propostas devem conter: descrição do recurso didático; processo de desenvolvimento/elaboração e autoria; acessibilidade, público alvo, contextos, níveis e modalidades de ensino contemplados; formas de utilização com exemplos de atividades; contribuições didáticas para os processos de ensino e aprendizagem e para a Educação Matemática e resultados ou impactos esperados.

O texto do recurso didático deve ter de 5 a 7 páginas, em versão cega deve ser submetida em documento Word (formato doc, docx ou rtf), nomeadas e formatadas de acordo com as instruções contidas no template.

 

APRESENTAÇÕES DOS TRABALHOS APROVADOS

Para cada modalidade de trabalho será reservado um tempo e/ou uma forma de apresentação:

  • Comunicação científica: 10 minutos para a apresentação e 10 minutos para a discussão. Um vídeo projetor será disponibilizado pelo Evento.
  • Relato de experiência: 10 minutos para a apresentação e 10 minutos para a discussão. Um vídeo projetor será disponibilizado pelo Evento.
  • Pôster: 1h30min, conforme programação do Evento. Neste momento, os autores deverão permanecer ao lado do pôster para apresentação aos interessados. O pôster deverá ser confeccionado pelos autores, com fonte legível, medir 90 cm x 120 cm, conter a logomarca do evento e as principais informações sobre o trabalho aprovado.
  • Oficinas: 2 horas de trabalho, conforme programação do evento. Um vídeo projetor será disponibilizado e os demais materiais deverão ser providenciados pelos proponentes.
  • Recursos didáticos: 45 minutos de apresentação do recurso e da proposta didática, conforme programação do evento (a possibilidade de uma exposição será informada posteriormente). Um vídeo projetor será disponibilizado e os demais materiais deverão ser providenciados pelos apresentadores. Os organizadores do evento farão um esforço para disponibilizar uma conexão à Internet, porém, não há garantias.

Os autores das comunicações científicas e relatos de experiencias deverão chegar ao local da apresentação com, no mínimo, 15 minutos antes do início das sessões e entregar ao monitor o arquivo em formato ppt ou pptx.

Os autores dos pôsteres deverão chegar ao local da apresentação com 15 minutos de antecedência para fixar o pôster.

Os propositores de oficinas e de recursos didáticos deverão chegar à sala de trabalho com, no mínimo, 15 minutos de antecedência para preparar o espaço.

Não serão permitidas mudanças nos horários das apresentações, definidos previamente na programação, mesmo em caso de ausência de autores de outros trabalhos. Esta medida visa garantir a mobilidade dos interessados por um determinado trabalho entre as sessões.

 

Itens de Verificação para Submissão

  1. A submissão não foi publicada ainda, nem está em consideração para publicação por outra conferência (ou oferecer explicações no campo Comentários ao Diretor).
  2. O arquivo de submissão está no formato Microsoft Word ou RTF.
  3. Todas as URLs no texto (ex.: http://pkp.sfu.ca) estão ativas e prontas para clicar.
  4. O texto segue os padrões de estilo e os requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores e os presentes no template, na seção Sobre a Conferência.
  5. O arquivo é cego, com nomes dos autores removidos. Devem ser removidos também outras possibilidades de identificação de autoria como: nome do grupo de pesquisa, citação ao próprio autor (trocar por Autor), etc. Os títulos e autores do cabeçalho e rodapé também não deve ser preenchido na versão cega. Todos os autores com seus emails foram indicados no formulário e no ato da submissão.
  6. Todos os documentos do Microsoft Office (incluindo documentos suplementares) foram salvos usando a opção "Salvar como"; em seguida clicando em Ferramentas (ou Opções no Mac); clicando em Segurança; escolhendo "Remover informações pessoais do das propriedades do arquivo ao salvar"; clicando em seguida em Salvar.
 

Declaração de Direito Autoral

Autores que submetem a esta conferência concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais sobre o trabalho, permitindo à conferência colocá-lo sob uma licença Licença Creative Commons Attribution, que permite livremente a outros acessar, usar e compartilhar o trabalho com o crédito de autoria e apresentação inicial nesta conferência.
b) Autores podem abrir mão dos termos da licença CC e definir contratos adicionais para a distribuição não-exclusiva e subsequente publicação deste trabalho (ex.: publicar uma versão atualizada em um periódico, disponibilizar em repositório institucional, ou publicá-lo em livro), com o crédito de autoria e apresentação inicial nesta conferência.
c) Além disso, autores são incentivados a publicar e compartilhar seus trabalhos online (ex.: em repositório institucional ou em sua página pessoal) a qualquer momento antes e depois da conferência.

Política de Privacidade

 

Os nomes e endereços informados nesta conferência serão usados exclusivamente para os serviços prestados por este evento, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.



Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

SBEM-PE Licenciatura em Matemática, Campus Acadêmico do Agreste, Universidade Federal de Pernambuco